top of page

As aranhas sentem dor?

I Pedro 3:18

"Pois também Cristo morreu um a só vez pelos pecados, o justo pelos injustos para conduzir-vos a Deus; morto, sim, na carne mas vivificado no Espírito...”



Se você é como muita gente, provavelmente não se importa se aranhas sentem ou não dor. Pela forma de seus contornos físicos, sua sensibilidade à dor tem implicações para outras criaturas.


Como os caranguejos e lagartos, as aranhas são capazes de abandonar uma perna quando atacadas. Os aranhas também têm inimigos, dentre eles, o venenoso besouro da areia. Os cientistas sempre acreditaram que a aranha liberava a patinha picada para evitar que o veneno se espalhasse pelo corpo todo. Mas ao observar o ataque de um besouro da areia a uma aranha, parecia que a aranha reagia à picada com dor.


Esta observação levou os cientistas a testarem a reação da aranha à picada do besouro em várias partes. Quatro componentes do veneno são tanto provocadores de dor quando intoxicantes. Dois outros componentes produzem dor, mas são inofensivos. Outros não causam dor. As aranhas liberam a patinha apenas quando injetados componentes combinados de dor e veneno. Os cientistas ficaram surpresos pelo fato de as aranhas poderem sentir dor. Eles ficaram surpresos também pelo fato de que algumas substâncias que causam dor nos humanos também causam dor nas aranhas.

A ciência, por muito tempo, ignorou o fato óbvio que outras criaturas vivas também sentem dor. Alguns chegam ao absurdo de dizer que uma criança não nascida não sente dor durante o aborto. As aranhas provaram que sentem dor ensinando todos nós a sermos mais sensíveis sobre a dor dos outros.



Oração: Querido Senhor, Eu te agradeço por suportar a dor de meu pecado na cruz. Ajuda-me a ser mais sensível, a ter mais empatia com a dor dos outros, incluindo os animais. Ajuda-me a ser mais como Ti! Amem.


REF.: "The Sensitive Spider." Science 83. P. 6.


コメント


bottom of page