top of page

Conheça o carro eVTOL em forma de pelicano

Atualizado: 10 de out. de 2023

A forma como os humanos se inspiram na natureza para desenvolver seus inventos é chamada de Biomimética. São muitos os exemplos de como os engenhosos projetos do Deus Criador na natureza têm influenciado os designers que copiam as soluções observadas e as adaptam para os seus próprios projetos. Este artigo trata de mais um desses exemplos.


Este carro eVTOL em forma de pelicano quer acelerar as necessidades de mobilidade aérea de nosso futuro distópico


Um conceito tecnologicamente avançado de pássaro-avião, que conta com sistema de propulsão, pernas mecânicas e esteiras de aterrissagem. Parece uma ideia bastante ambiciosa que precisará mais do que apenas o intelecto de um Eloп Mυsk para tirá-la do papel!



A região da África tem seu próprio conjunto de desafios quando se trata de fornecer ajuda rápida a localidades remotas. Por isso entra na equação neste assunto a onda de aeronaves eVTOL (sigla em inglês para electric vertical take-off and landing, que sinifica aeronave elétrica com capacidade de pousar e decolar verticalmente). Isso levou uma equipe de pensadores visionários a criar uma solução africana sob medida para a persistente condição africana. PHRACTYL, como a start-υp é conhecida está trabalhando no desenvolvimento de um veículo aéreo pessoal batizado de Macrobat. É chamado assim porque os morcegos são os únicos mamíferos voadores do planeta, e esta solução de mobilidade aérea em forma de pelicano também é única em suas próprias capacidades.


Por mais que seja uma aeronave eVTOL, aposto que esta não é nada parecido com o que você já viu até agora. As esteiras nos pés, as pernas de pássaro e a cabine do piloto/passageiro - todos têm um elemento estranhamente legal. O Macrobat parece ter saído direto de um filme de ficção científica que transformou um eVTOL em um pássaro robótico tecnologicamente evoluído com percepção aumentada. Os pés multi-esteiras do pássaro de aparência mítica, significa que ele pode pousar em qualquer terreno sem dificuldade. Os projetistas deram um salto ousado para dar à máquina voadora um conjunto de pernas fortes com quadril, joelho e tornozelo acionados por motores bastante potentes. Uma vez no ar, essas pernas vão se dobrar para minimizar qualquer interferência aerodinâmica.


Enquanto pousa e decola, o Macrobat se inclina para trás em cerca de 45 graus - exatamente como a maioria dos pássaros. Como os projetistas irão tratar da distribuição de peso da aeronave, considerando todos os diferentes conjuntos de variáveis como – condições meteorológicas, velocidade do vento, peso do passageiro/carga ou erro do piloto – é uma pergunta para outro dia. De acordo com a PHRACTYL, eles podem trocar o design das hélices, vistas aqui, por uma forma menor em projetos de protótipos futuros. Para o projeto do conceito inicial, eles afirmam que o eVTOL de um único lugar atinge a velocidade de 180 Km/h e um alcance médio de 150 Km. Ele poderá transportar uma carga máxima de 150 kg – seja piloto, passageiro ou carga. Sim, também pode ser pilotado remotamente, então um passageiro pode sentar e aproveitar o passeio!


Até agora, a equipe PHRACTYL não se aprofundou nos detalhes do pássaro-avião Macrobat, além desses poucos desenhos e um modelo de madeira esculpida em escala reduzida. Eles também estão trabalhando em alguns testes de propulsão do protótipo, e o futuro deixará a imagem mais clara sobre a influência desta ave no transporte dominado por veículos aéreos.








Publicação original: Fancy 4 Sport


Tradução: Eliézer Militão



Comentarios


bottom of page